terça-feira, 9 de junho de 2009

Kundalini Yoga - A Yoga dos Chakras

Idealmente todos os chakras deveriam contribuir para a evolução do ser, mas alguns não estão abertos o bastante e precisam do auxilio de técnicas como a Kundalini Ioga, responsável por estimular os centros de energia mais elevados.

Os chakras são centros psíquicos localizados no sistema cérebro-espinhal, que controla o funcionamento de todo o corpo. O estudo desses centros pelos antigos ioguis tem o objetivo de explicar comportamentos, doenças e padrões nas pessoas, e é transmitido pela tradição tântrica hindu há vários séculos. Chakra é uma palavra sânscrita que significa circulo e movimento. É considerado a energia mais poderosa da natureza e é por meio desta que nos relacionamos com o mundo exterior. Há sete chakras que governam as propriedades psicológicas. Quando situados na parte mais inferior do corpo, representam o lado instintivo; na superior, o lado mental. "Abertos", são considerados operantes em uma forma normal; mas, se estão em desarmonia, os instintos divergem dos sentidos e pensamentos. Idealmente, todos os chakras contribuiriam para a evolução do nosso ser, embora alguns apresentem níveis fechados, o que gera confusão e desequilíbrio. Existem muitas técnicas para balancear os chakras, mas só a ciência milenar Kundalini Ioga considerada a mais abrangente das iogas por combinar meditação, oração, exercícios físicos e respiratórios, atravessa e ativa os centros de energia completamente no ser humano, sendo capaz, ainda, de direcionar o fluxo energético para o lugar certo, pois só há uma direção ou você o controla ou ele controla você. A prática tem a função de expandir a consciência e estabelecer o domínio da situação.

O símbolo da Kundalini loga é uma serpente enrolada na base da coluna vertebral. A metodologia tornou-se conhecida no ocidente, em 1969, por meio de Yogi Bhajan, autoridade mundial em ioga e meditação. A realização da técnica consiste na mistura de Prana (energia cósmica) com Apana (energia da eliminação) ocasionando uma pressão que força a subida da kundalini através da coluna, utilizando-se exercícios respiratórios, contrações corporais e posturas que restabelecem o equilíbrio.
Fonte: Revista Vida e Yoga











Nenhum comentário: