quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que significa YOGA

Yoga significa ‘’ União “.

Não é uma filosofia, religião, ritual ou forma de ginástica. É exercício e meditação, que nutre o físico e mente. É uma disciplina e tecnologia, um meio natural para tornar-se saudável, feliz e autocontrolado. É a fusão da mente, corpo e espírito, um estilo de vida de segurança física, projeção intuitiva e inteligência aplicada”.

O propósito da vida é progresso. Nos estamos aqui para nos elevarmos e elevar nossa consciência. Nós estamos constantemente crescendo, não somente no nosso mundo exterior, mas também em nossa realidade interior, mudando gradualmente da escuridão e ignorância para luz e profunda sabedoria. Durante o percurso nós trabalhamos para equilibrar nossos triunfos e responsabilidades, os débitos e créditos ocorridos nas experiências de vida, também conhecidos como Karma e então “ir para casa”. Existe um ritmo e uma beleza natural para este projeto. Os Yoguis dizem que nós “alugamos” nosso corpo para completar este processo, que é a união com nossa Alma, centro de nossa vida e energia.

As técnicas da yoga formam o sistema mais antigo conhecido de desenvolvimento pessoal. Muitos dos problemas que enfrentamos em nossas vidas são limitações pessoais. Elas se originam de crenças doentes, hábitos pobres e existência inconsciente. Não nos treinamos na ciência do ser interior. Não sabemos que prioridade dar ao mundo interior e exterior. A yoga busca o equilíbrio em todos os aspectos da sua vida e trata das necessidades do corpo, mente e espírito por igual, para uma vida plena e feliz.

A meta da yoga é ter uma “união” entre as diversas partes para criar uma totalidade poderosa, integra e efetiva. Se as suas pernas vão em uma direção, seu tronco em outra e sua mente para uma outra, você levará muito tempo lutando contra si mesmo. Esta é a condição que nós encontramos internamente. Você quer fazer algo, mas sua voz interior lhe adverte do fracasso. As duas emoções, medo e determinação, lutam entre si para controlar a sua ação.

A yoga permite que você tenha o controle de suas ações através de uma consciência mais alta de si mesmo, como um ser consciente. Estabelece o próprio Ser Observador. O primeiro passo é calma. Um relaxamento profundo e neutralidade interior detém a guerra dos elementos internos. Quando o som baixa o volume você começa a sentir uma claridade e calma interna. Isto é o que chamamos de consciência. Quando começamos a atuar conscientemente, deixamos de reagir aos elementos de seu mundo exterior e interior. Sabe os efeitos de uma ação antes de fazê-las. Você obtém intuição. Você está no controle sendo exatamente quem é.

A meta da yoga é ser conscientemente consciente, para que suas ações sejam completas e equilibradas. Começa a sentir uma grandeza e vastidão para a dimensão de sua consciência. A meta da yoga é unir a sua sensação de ser limitado e finito com sua capacidade como parte do espírito e consciência ilimitados.

Quando o medo se desfaz, você ganha dignidade, experiência, divindade interna, acalma a mente, fortalece seus nervos e glândulas e começa a viver completamente como um ser humano. Enfrenta os desafios e as etapas da vida criativamente e com gratidão.

A energia fundamental da consciência chama-se “Kundalini”. Quando você começa a fazer a maestria dentro de você, a energia Kundalini começa a fluir. abre em você a experiência e o uso de seu potencial completo. Cura e organiza seu sistema neurológico e endócrino. É a meta de todas as yogas.

Kundalini Yoga é a forma de prática yoguica que atua mais direta e rapidamente com o coerente e seguro crescimento de sua consciência interna.

Também pode ser útil dizer qual NÃO é a meta da yoga. Não é fazer das pessoas acrobatas. A flexibilidade física é um dos benefícios que se obtém através da prática de posturas (asanas). Mas pouco significa se não há flexibilidade mental e compromisso espiritual. A meta não é ser humano com grandes poderes. Os yoguis e os humanos felizes não são pequenos grupos de milagres. Não é um estado maior do que ser um Ser e nós aceitarmos como somos, com toda a energia e potencial que necessitamos. Nós temos grande intuição e sensibilidade se simplesmente usamos o que possuímos.

A meta da yoga não é lhe levar à uma religião ou grupo. Yoga – disciplina para cultivar uma consciência alta – tem sido praticada por todas as religiões. A prática da yoga leva você a um aumento de sua consciência espiritual e dá poder a sua própria sensibilidade de presença espiritual. Isto se explica usualmente? Através da própria religião. Para alguns será uma forma mis clara de ver o significado da vida e a contribuição que podemos fazer à ela.

Nenhum comentário: