quarta-feira, 20 de maio de 2009

Respire melhor, viva melhor.

O seu aparelho respiratório está desenhado para respirar pelo nariz. Seu nariz é um engenhoso e intrincado sistema que filtra o ar.

Quando estamos em stress, a respiração pelo nariz é a primeira coisa que se vai. Geralmente, respiração pela boca é uma resposta de pânico.

Quando se respira pela boca, começa-se a produzir endorfina. Respirando pelo nariz, você diminui a produção de endorfina, sentindo-se menos estressado.

Você respira continuamente através da sua vida. Respirar é viver.
A nossa mente está tão ocupada em pensar sobre o passado e o futuro, fazendo planos, se preocupando, sonhando e assim por diante, que muito facilmente, perdemos a consciência da experiência no presente momento.
A Respiração Consciente nos traz imediatamente de volta para o momento presente. Por observar a nossa inalação e exalação, nos sintonizamos nosso estar ciente no reino vital da consciência que está vivo aqui e agora.

Ser consciente significa estar ciente do que está acontecendo no presente momento, manter a sua atenção aqui e reconhecer que está percebendo.
Expansão da consciência significa estar ciente de uma maior realidade do que normalmente somos.

Iluminação é qualquer experiência de expansão da consciência além dos limites presentes. É se dar conta que não temos limites – e que o universo inteiro está vivo.

1) Fique consciente do ar entrando e saindo através do seu nariz. Acompanhe o movimento da sua respiração.
2) Expanda sua consciência para incluir o movimento do seu peito e umbigo enquanto respira.
3) Expanda sua consciência para incluir os sons feitos pela sua respiração.
4) Expanda sua consciência novamente para incluir a batida do seu coração.
5) Expanda a sua consciência e traga todo o seu corpo aqui e agora.

O ritmo da respiração está intimamente ligado aos nossos estados: mental e emocionais.
Do mesmo modo que, as emoções e a mente fazem as respirações variarem, pelo controle consciente da respiração, você pode ganhar controle sobre sua mente e suas emoções.

Quando sua mente está calma, meditativa e sobre seu controle, seu ritmo de respiração será lento, regular e calmo. Então é lógico, que respirando lenta e profundamente, você acalmará sua mente.
Um fato! Assim que você mudar deu ritmo de respiração, você mudará a condição de sua mente.

Princípios para lembrar:
1)Seu ritmo de respiração e a condição de sua mente são inseparáveis.
2)Quanto mais lento for o ritmo de sua respiração, mais controle você terá sobre sua mente.
3)A mente segue a respiração e o corpo segue a mente.

OS EFEITOS DA FREQUENCIA RESPIRATÓRIA

Quando nos conscientemente diminuímos a freqüência da respiração, promovemos benefícios enormes. Normalmente, os homens respiram na proporção de 16 a 18 ciclos por minuto; as mulheres respiram 18 a 20 ciclos por minuto.

8 CICLOS POR MINUTO
Sente-se mais relaxado. Libera o stress e aumenta o estar ciente mental. O Sistema Nervoso Parassimpático começa a ser influenciado. Os processos de cura são elevados.

4 CICLOS POR MINUTO
Mudança positiva na função mental. Sentimentos intensos de consciência, aumento da clareza visual, sensibilidade do corpo intensificada. Pituitária e pineal começam a coordenar em um nível maior produzindo um estado meditativo.

1 CICLO POR MINUTO (1 RESPIRAÇÃO POR MINUTO)
20 segundos para inalar
20 segundos suspenso
20 segundos para exalar

Dá cooperação ótima entre os hemisférios cerebrais, acalma dramaticamente a ansiedade, medo, e trabalha junto com abertura para sentir a presença de alguém e a presença do espírito. O cérebro inteiro trabalha-especialmente o cérebro velho e o lobo frontal dos hemisférios.



Nenhum comentário: